Deda LLG Advogados

Área do Cliente
Menu
Deda LLG Advogados

Deda LLG Advogados

14 JAN

Cláusula de fidelidade é legal

A cláusula de fidelidade em contrato de telefonia (móvel e fixa) é considerada legal pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) quando há concessão de benefícios ao cliente: pagamento de tarifas inferiores, bônus e oferta de aparelhos.

De acordo com o STJ, nessas situações, há necessidade de assegurar às operadoras um período para recuperar o investimento realizado em razão das promoções.

A jurisprudência do STJ sobre este tema está reunida na Pesquisa Pronta, ferramenta disponibilizada no site do tribunal para facilitar a busca de quem deseja conhecer o entendimento da Corte em casos semelhantes. Por meio da pesquisa sobre o tema "Análise da legitimidade/legalidade da cláusula de fidelização em contrato de telefonia", é possível acessar 11 acórdãos, decisões tomadas por colegiado de ministros do Tribunal.

Em uma dessas decisões consta que "é firme a jurisprudência do STJ de que a chamada cláusula de fidelização em contrato de telefonia é legítima, na medida em que se trata de condição que fica ao alvedrio [livre vontade] do assinante, o qual recebe benefícios por tal fidelização". /Agências

Deda LLG Advogados

Mais artigos de Deda LLG Advogados